A Grécia era constituída por cidades – estados, independentes umas das outras, porque tinham exércitos próprios, governo próprio, como, por exemplo, as cidades de Tebas, Corinto, Tróia, Esparta, Rodes, Éfeso, Atenas.
Os Gregos acreditavam em vários deuses (eram politeístas), tais como: Poseídon, deus do mar; Atena, deusa de sabedoria; Afrodite, deusa da beleza e do amor; Apolo, deus do Sol; Dionísio, deus do vinho e Zeus, o senhor dos deuses. Os deuses viviam no monte Olimpo.
Foi na Grécia Antiga que se realizaram os primeiros Jogos Olímpicos. Estes tinham lugar de 4 em 4 anos e a eles concorriam atletas de numerosas cidades – estados.
Era na cidade de Olímpia que se realizavam estes jogos em honra a Zeus o pai de todos os deuses. Nos dias dos jogos as pessoas iam ao estádio e ao hipódromo assistir às corridas de velocidade, de carros, a cavalo, mas também aos saltos, vários tipos de luta, lançamento de disco e de dardo, etc. No último dia, os vencedores recebiam o prémio, uma coroa de oliveira sagrada.
Os gregos também davam importância aos oráculos que transmitiam mensagens dos deuses.
Na cidade de Atenas surgiu um novo regime político, a democracia (demo = povo + cracia = poder), em que o poder é do povo. Neste tempo destacou-se como dirigente político Péricles.
Trabalho realizado por: Sara Mira, nº27, 7ºB
Comentários
Amo a História
“Amo a história. Se não a amasse não seria historiador. Fazer a vida em duas: consagrar uma à profissão, cumprida sem amor; reservar a outra à satisfação das necessidades profundas - algo de abominável quando a profissão que se escolheu é uma profissão de inteligência. Amo a história – e é por isso que estou feliz por vos falar hoje, daquilo que amo”.
Lucien Fèbvre in "Combates pela História"
Lucien Fèbvre in "Combates pela História"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário