Amo a História

“Amo a história. Se não a amasse não seria historiador. Fazer a vida em duas: consagrar uma à profissão, cumprida sem amor; reservar a outra à satisfação das necessidades profundas - algo de abominável quando a profissão que se escolheu é uma profissão de inteligência. Amo a história – e é por isso que estou feliz por vos falar hoje, daquilo que amo”.
Lucien Fèbvre in "Combates pela História"

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Carnaval

      Carnaval teve origem na Grécia na idade antiga. Os gregos usavam esta festa para fazer culto aos deuses e agradecer pela fertilidade do solo e pela produção.
A Igreja Católica no século VI adotou a sua comemoração. Na Idade Média o período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale", de onde surgiu o termo "carnaval”.
       Modernamente o carnaval é feito de desfiles e fantasias. Cidades como Nice, Nova Orleães, Toronto e Rio de Janeiro inspiraram-se no carnaval de Paris para criar as suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsínquia.
 Trabalho realizado por: Gabriel Filipe Teixeira Ribeiro J J J J J  

Sem comentários:

Enviar um comentário